SANTA CASA DE MAUÁ FAZ AÇÕES DE  CONSICENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA
14 nov 2019

SANTA CASA DE MAUÁ FAZ AÇÕES DE CONSICENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

O tumor de próstata é o segundo mais frequente no homem, após o câncer de pele e também o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina com índices de 13,4%, sendo que o primeiro, o de pulmão, tem índices de 14%. Por isso, quando diagnosticado precocemente, é possível definir o tratamento mais efetivo e elevar consideravelmente os índices de cura.

Como forma de conscientizar os homens sobre a doença, o hospital Santa Casa de Mauá entrou na Campanha Novembro Azul e está postando nas suas redes sociais, várias dicas de prevenção e orientações -  https://santacasamaua.org.br/

Segundo o oncologista Fernando Antônio Justo, é importante que a partir dos 40 anos, o homem realize periodicamente alguns exames, como o PSA (sanguíneo), toque retal e ultrassonografia, ao menos uma vez por ano. “Cerca de 10 a 20% dos tumores de próstata têm influência genética e 80% estão ligados a fatores externos que enfraquecem o órgão e suas defesas, como idade, alimentação incorreta e sedentarismo”, explica o especialista.

Para prevenir a doença é importante muita atividade física, alimentação equilibrada com pouca gordura, pouca massa branca e evitar condimentos e temperos fortes que contribuem para algumas mutações que geram tumores. “Excesso de gorduras no sangue dificulta a circulação e a chegada de linfócitos ao órgão, provocando sua mutação”, acrescenta o médico Fernando Antônio Justo, da Santa Casa de Mauá.

Perfil: Recentemente, a Santa Casa de Mauá implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. Também conta com exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia e o primeiro Centro Oncológico de Mauá.

No final de junho, para marcar seus 53 anos de fundação, a Santa Casa de Mauá inaugurou o novo pronto-socorro e ala de internação com 15 leitos, elevando a capacidade de atendimentos. De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, a grande novidade do pronto-socorro é a informatização dos serviços, que torna o atendimento muito ágil e humanizado, além de colaborar com o meio ambiente.

A fachada da Santa Casa de Mauá também passou por recente reestilização e, além do design moderno e contemporâneo, traz um grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos, microrganismos e poluição para os ambientes de internação. A iluminação natural prevalece sobre o projeto arquitetônico.

O próximo passo da Santa Casa de Mauá será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. A Santa Casa de Mauá está localizada na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. 

 

Você Curtiu a Notícia?
Compartilhe
Voltar