Como driblar as celulites com a alimentação
09 out 2017

Como driblar as celulites com a alimentação

A celulite é um mal que atinge grande parte das mulheres: cerca de 90% têm celulite em algum momento da vida. Nos homens é menos comum, mas pode afetar até 10% deles. A nutricionista Elenice Neves da Silva, da Santa Casa de Mauá, alerta que um dos motivos da aparição dos furinhos indesejáveis é o excesso de peso.

A celulite é caracterizada por uma irregularidade natural da pele causada pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam. Normalmente atingem as nádegas e parte superior das coxas. As ondulações da pele são descritas com aspecto de casca de laranja ou ricota.

Segundo Elenice, embora a celulite ocorra nas camadas superiores de gordura, o principal problema está no bolso do tecido conjuntivo em torno dessas células de gordura. “Quando esses tecidos enfraquecem, as células de gordura podem ser empurradas para fora, criando a aparência irregular e esburacada. Ter muita gordura pode colocar mais pressão sobre os tecidos, mas é a fraqueza do tecido que permite que a celulite apareça”, explica.

A celulite resulta, sobretudo, de predisposição genética, estímulos hormonais – estrógeno, debilidade das fibras colágeno, organização natural das células de gordura e inflamação sutil por insuficiência do sistema microcirculatório. Com a idade, peso e sedentarismo, sua aparência pode piorar.

Para preveni-la, é importante estar atento aos fatores desencadeadores, como as flutuações hormonais femininas, já que o estrogênio possui relação direta com a circulação sanguínea. A alimentação desregrada propicia o surgimento precoce ou agravado nas mulheres que possuem predisposição genética ou que estão mais propensas a ter celulite.

“A alimentação adequada não evita celulite, mas ela atua com muita eficácia nos processos inflamatórios. Os alimentos que têm ação antioxidante ajudam a circulação sanguínea, evitando graus severos. Uma alimentação equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo, oferecendo os nutrientes necessários”, alerta.

A fim de preveni-las, o ideal é acrescentar no cardápio diário alguns alimentos como verduras e legumes ricos em fibras e que fazem o intestino funcionar adequadamente, o que permite que os nutrientes cheguem até as células.

Alguns deles devem ter mais frequência no cardápio como, por exemplo, o brócolis, que possui luteína com ação hidratante e amaciante; a banana, fonte de potássio e que estimula a drenagem linfática; o azeite de oliva extra virgem, fonte de gordura boa e age com ação anti-inflamatória, capaz de combater os edemas causados pela celulite; frutas cítricas, fontes de vitamina C, um potente antioxidante capaz de estimular a eliminação de toxinas e reduzir o volume das células; a cenoura, fonte de betacaroteno que ajuda a reduzir as inflamações das células; a maçã, fonte de pectina, um carboidrato capaz de regular a absorção de gorduras e glicose no sangue; peixes frescos, ricos em Ômega 3, como o atum, salmão e sardinha, que proporcionam ação anti-inflamatória; e a uva, que contém resveratrol, que atua na circulação.

Alguns alimentos também precisam ser evitados para que o quadro de celulite não evolua, como os industrializados – ricos em sódio; os doces, açúcar branco e massas de farinha branca; café e chá mate, pois são ricos em cafeína que podem levar à desidratação; o sal de cozinha; e o álcool, que em excesso prejudica a circulação e causa a retenção de líquidos.

Para reforçar a dieta, vale investir nos sucos detox, os quais podem ser consumidos ao longo do dia. Confira algumas receitas:

  • 200 ml de água de coco, 1 limão e 1 pepino.
  • 200 ml de leite de soja, 2 fatias de abacaxi e 1 colher de chá de gengibre ralado.
  • 1 xícara de chá verde, 1 cenoura pequena, 1 maçã pequena e folhas de hortelã.
  • 2 fatias de abacaxi,  suco de limão siciliano e 1 colher sobremesa de gengibre.
  • 200 ml de suco de laranja, 1 colher de sopa goji berry, 1 fatia de melão e folhas de hortelã fresca.

Outra dica é triturar semente de uva e maracujá até que obtenham ponto de farinha. Essa mistura pode ser acrescentada aos sucos e saladas.

 

 

Você Curtiu a Notícia?
Compartilhe
Voltar