Santa Casa de Mauá realiza Dia de Beleza para pacientes em tratamento contra o câncer
31 mar 2019

Realizando uma série de ações de conscientização e prevenção de doenças durante as últimas semanas, em comemoração ao mês da mulher, a Santa Casa de Mauá promoveu no último dia 21 de março, no centro oncológico da instituição de saúde, o Dia da Beleza, campanha voltada para mulheres que estão em tratamento contra o câncer.

Segundo o hospital, essa e as outras iniciativas desenvolvidas ao longo do mês têm como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do câncer e de outras doenças femininas, bem como a importância da manutenção de hábitos saudáveis para uma boa saúde.

Superintendente da Santa Casa de Mauá, Harry Horst Walendy prestigiou a ação e destacou que a campanha visa humanizar o tratamento, uma vez que elas sofrem muito durante esse período. Walendy ressaltou ainda que existe a possibilidade de a Santa Casa realizar campanhas semelhantes ao longo do ano, como forma de apoio a essas pacientes.

“O importante é sempre valorizar a mulher e, sobretudo, valorizar a mulher que está em tratamento. Sabemos que a mulher é muito mais vaidosa, e isso não é defeito, é qualidade. E sabemos que a mulher é muito mais cuidadosa com sua saúde do que os homens. Então, no momento em que temos as mulheres fazendo tratamento aqui no mês da mulher, queremos trazer um pouco mais de humanidade e talvez fazer essa ação de forma mais rotineira, porque é importante para ela se valorizar”, afirmou.

Já a consultora de imagem e beleza Adriana Lauria, voluntária na ação, contou que havia trabalhado em outras campanhas da Santa Casa, levando um dia de beleza para as funcionárias e colaboradoras do hospital, trabalho que a motivou a contribuir novamente com a instituição, desta vez atendendo a pacientes do hospital. Ela ainda revelou que participar de uma iniciativa como essa era algo gratificante e que pretende seguir colaborando quando necessário.

“Eu não deixo a pessoa sair daqui com um batom pelo menos, porque nós vemos que faz diferença, ainda mais em um momento tão delicado. Eu acredito que o psicológico também faz parte do tratamento e é isso o que vim trazer hoje”, disse a consultora, que acredita no auxílio que essas atividades trazem ao tratamento, levantando a autoestima das mulheres, inclusive das que são menos vaidosas, opinião compartilhada pelo oncologista Fernando Antonio Justo, que cita o uso de perucas como exemplo para a melhora da autoestima de pacientes com câncer.

“Um tumor de mama é muito percebido. Então, com a paciente usando perucas ela se sente outra pessoa. Melhora muito a autoestima dela e procuramos conservar, porque a autoestima está muito intimamente ligada ao seu estado imunológico”, encerra.

Uma das participantes do Dia da Beleza, a paciente Andrelina Ferreira, também concordou que a campanha ajuda a aumentar a autoestima das mulheres. Vaidosa, ela afirmou que mesmo com o abatimento e os efeitos colaterais trazidos pelo tratamento, esse tipo de iniciativa ajuda a amenizar os efeitos e estimula que as mulheres olhem para si mesmas de outra forma. “Adoro comprar maquiagem, quero lenços que combinem com minhas roupas”, contou.