ASMA ATINGE 20 MILHÕES DE BRASILEIROS
14 jul 2017

ASMA ATINGE 20 MILHÕES DE BRASILEIROS

ASMA - SANTA CASA MAUÁ

Responsável pela terceira maior causa de internação pelo SUS, a asma atinge hoje cerca de 20 milhões de brasileiros e as crises tendem aumentar durante o período do inverno.

Segundo o médico Thiago Resende, otorrinolaringologista do Hospital Santa Casa de Mauá, a asma é uma doença das vias aéreas superiores ou brônquios causada pela inflamação das vias aéreas e o seu surgimento está ligado a fatores genéticos (história familiar). Seus principais sintomas são falta de ar, dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse.

“Como a asma não tem cura, o tratamento para controle das crises varia de paciente para paciente. Com medicações adequadas, pode-se levar uma vida normal, mas a falta de tratamento pode levar à insuficiência respiratória, internações e pior qualidade de vida, não só familiar como profissional”, acrescenta o médico.

Para pessoas asmáticas, o esporte é indicado e hoje há um grande número de atletas de alto desempenho que praticam esportes, inclusive a natação.