6 sintomas de gravidez que deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha
25 jun 2018

6 sintomas de gravidez que deixam qualquer um com a pulga atrás da orelha

Além de atraso menstrual, existem outros sinais que podem indicar que há um bebê a caminho

Vida é transformação e movimento. A gravidez, da concepção ao nascimento, é uma das principais dinâmicas em que as mudanças se materializam. Afinal, o organismo da mãe precisa se adequar para dar conta de abrigar e fornecer os insumos biológicos para a formação do bebê.

Logo, os sintomas de gravidez não são um mero detalhe no organismo da mulher - eles são um resultado das modificações de quantidade e intensidade dos hormônios. Essa transformação se manifesta de diferentes formas, desde a mais evidente, com o atraso da menstrual até as mais sutis e pouco associadas a uma possível gravidez, por exemplo ter as veias do braço mais evidente.

Vale lembrar que nenhum sintoma de gravidez isolado é suficiente para confirmar uma gravidez. A melhor forma de obter essa resposta é realizando o exame de sangue. Nem mesmo o atraso menstrual é capaz de confirmar uma gravidez. quem tem ciclo menstrual irregular que o diga.

Confira a seguir alguns sintomas de gravidez mais sutis, mas não menos importantes:

 

Ronco

De acordo com o ginecologista Orlando Camanho Costa Filho, da Santa Casa de Mauá, as oscilações hormonais causam alterações nas cordas vocais e também fazem com que as membranas nasais inchem, ocasionando assim o ronco. Esse sintoma não é comum no começo da gravidez, mas pode acontecer.

 

Sangramento na gengiva

Esse sintoma de gravidez, na verdade, pode se acentuar no período gestacional. De acordo com Costa Filho, provavelmente a gestante já teria uma predisposição a ter gengivite antes de engravidar. Daí, quanto a gestação acontece, essa condição se acentua e acarreta a gengivite. A gravidez faz com que a produção hormônios como progesterona e estrógeno aumente. Essa mudança hormonal causa aumento do fluxo sanguíneo e faz com que a região da gengiva fique mais sensível.

 

Inchaço da vulva

As modificações hormonais fazem com que o fluxo sanguíneo aumente na região vaginal. Essa dinâmica também faz com que haja maior circulação na região da vulva, fazendo com que ela tenha uma aparência mais inchada.

 

Aumento da transpiração

Quando uma mulher engravida é como se ela estivesse em uma menopausa fisiológica. Logo, o aumento do fluxo sanguíneo ocasionado pelos hormônios faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e aumentem a temperatura corporal. Isso faz com que a gestante sinta mais calor e consequentemente transpire mais. Logo esse também pode ser um sintoma de gravidez.

 

Coceira

O aumento da transpiração pode facilitar o surgimento de dermatites e erupções na pele, caracterizando-se também como um sintoma de gravidez. De acordo com Costa Filho, as mudanças na pele tendem a se intensificar com a evolução da gravidez. Por isso é importante mantê-la hidratada e protegida durante todo o período.

 

Flatulência

Com o aumento da progesterona há um aumento na contração dos músculos lisos, responsáveis pelos movimentos do trato digestório. Isso diminui a velocidade com que os gases são eliminados fazendo com que eles fiquem concentrados no intestino - resultando assim na fermentação de certos alimentos pelas bactérias.

Escrito por Cinthya Dávila (Redação Minha Vida)

Você Curtiu a Notícia?
Compartilhe
Voltar