27 de Julho - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho
31 jul 2017

27 de Julho - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho

CIPA - SANTA CASA MAUÁ

No dia 27 de julho, comemorou-se o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho e na Santa Casa de Mauá, a Segurança do Trabalho atua ativamente para a conscientização de seus funcionários e colaboradores por meio de campanhas educativas, treinamentos, reciclagens, capacitação e prevenção dos riscos ocupacionais.

 

Vale ressaltar sempre que para o trabalho ser digno, não basta apenas ser uma atividade remunerada satisfatoriamente, mas sim, uma atividade onde sejam mantidas e preservadas as integridades físicas e morais do trabalhador. Por isso, a segurança da atividade laboral é primordial e ela só existe se houver prevenção.

 

O ambiente hospitalar é um dos segmentos onde podemos encontrar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho, são eles: físico, químico, biológico, ergonômico e acidente, assim sendo considerado ambiente de trabalho insalubre para vários setores. A preocupação da Segurança e Medicina do Trabalho é constante e contínua, sempre focando a prevenção, conscientização e reconhecimento dos riscos no ambiente de trabalho como ferramenta essencial para garantir a integridade física dos trabalhadores e seus pacientes, com ênfase na qualidade de vida.

 

Para a prevenção de acidentes, existem várias ferramentas de segurança que podem ser utilizadas, entre elas destacamos algumas que consideramos ser de grande importância e que aplicamos hoje no hospital para o êxito da prevenção:

 

  1. INTEGRAÇÃO: É uma ferramenta de grande utilidade que serve para orientar os novos colaboradores  sobre as atividade que serão  exercidas por eles e consequentemente, os riscos que eventualmente poderão ocorrer.
  2. TREINAMENTOS: Utilizado para treinar e preparar o colaborador em diversas situações, por exemplo, “O uso correto dos EPI`s” entre outros, visando sempre à prevenção e cumprimento às normas de segurança.
  3.  APR- Análise Preliminar de Riscos: É uma técnica usada para avaliar previamente os locais de trabalho com riscos eminentes à saúde do trabalhador, adotando medidas seguras e planejadas para a execução da atividade.      
  4. DDS – Diálogo Diário de Segurança: É uma ferramenta que, se for bem utilizada, tem papel fundamental na conscientização e prevenção de acidentes.
  5. CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Tem um papel fundamental hoje dentro do Hospital, e que atuam diretamente na prevenção de acidentes.
  6. BRIGADA DE INCÊNDIO: Equipe treinada e orientada para atuar na prevenção de sinistros e procedimentos de abandono de área, em  possíveis situações de emergência.
  7. PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais: Programa utilizado para identificar e eliminar os riscos encontrados nos setores, quando não possível sua eliminação atuamos para minimizar os seus impactos.    

 

Entre outros, não podemos deixar de destacar também o papel fundamental das seguintes Normas Regulamentadoras e a sua eficácia para a melhoria no ambiente de trabalho: NR 06- Equipamento de Proteção Individual, NR 7- PCMSO- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção e NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

 

O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em Empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então Ministro do Trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Hoje, mais de 30 anos depois, não se pode pensar em uma empresa que não esteja preocupada com os índices de acidentes de trabalho. A segurança dentro da empresa é sinônima de qualidade para a mesma e de bem-estar para os trabalhadores. Financeiramente, também é vantajosa: treinamento e infraestrutura de segurança exigem investimentos, mas por outro lado evitam gastos com processos, indenizações e tratamentos de saúde em casos que poderiam ter sido evitados.
 

Com essa política de segurança implantada na santa casa de Mauá, temos como objetivo a redução dos acidentes de trabalho, melhoria da qualidade de vida de nossos colaboradores e preservação dos direitos fundamentais do nosso capital humano.


Você Curtiu a Notícia?
Compartilhe
Voltar